Sabe como as agências imobiliárias o podem ajudar? Quer conhecer todos os detalhes sobre a função de uma agência imobiliária? Escrevemos este artigo para que não tenha dúvidas e garanta o melhor acompanhamento durante a transação do seu imóvel. Não fique sozinho no maior passo da sua vida.
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A mediação imobiliária é uma atividade no sector habitacional que compreende a promoção dos imóveis de terceiros, ou seja, de clientes, tendo como finalidade a venda. Não sendo exclusiva a transação com a finalidade da venda, nestas agências também são promovidos imóveis para permuta, trespasse ou arrendamento. As promoções de imóveis são exibidas em plataformas digitais, apresentadas à carteira de clientes que a empresa disponha, e ainda, promovidas localmente pelos comuns cartazes. Os meios para atingir uma promoção bem-sucedida são variados, passam pela fotografia imobiliária, video tours em 3D, imagens aéreas e planos de marketing de conteúdo escrito.
Veja o nosso portefólio de propriedades e conheça de perto os meios que utilizamos para promover a sua casa.
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Outra tarefa que se insere na atividade do agente imobiliário, é a angariação de propriedades. Este é um segmento importante no sector, visto dar várias possibilidades de escolha aos compradores em carteira. A angariação de imóveis passa pela procura de propriedades com potencial de venda e no fim, pretende-se que preencham os requisitos dos compradores.
Os contratos de angariação podem ser exclusivos, o que significa que existe uma autorização à agência imobiliária de sozinha promover a casa, sem que outras agências o possam fazer durante o período contratado. O contrato de exclusividade é benéfico para ambas as partes. Para o agente imobiliário existe mais liberdade de escolha e garante uma melhor estratégia de marketing. Além disso, as visitas dos compradores não ficam comprometidas com os horários dos outros agentes.
Para o vendedor, o contrato de exclusividade torna-se favorável por garantir que o agente estará focado em vender a sua casa ao preço pretendido e no menor espaço de tempo.
Quer colocar a sua casa no mercado, mas não sabe o valor do seu imóvel? Aceda a este link e veja como o podemos ajudar.
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No final de 2021, havia mais 14% de novas empresas ligadas ao sector imobiliário comparado com o período homólogo em Portugal. Apesar de ter sido um ano ainda marcado pela situação pandémica, em média foram criadas 136 agências imobiliárias por mês. Este aumento de novas empresas em Portugal, deve-se à grande procura por parte dos compradores. A pandemia e os sucessivos confinamentos vieram mostrar a ineficiência de algumas habitações para as famílias. A procura por casas mais espaçosas, com áreas exteriores privativas e em locais mais rurais, poderá ter sido o gatilho para a abertura de novas empresas a operar no mercado imobiliário.
No Algarve, operam subagências associadas a grandes marcas internacionais. No entanto, também existem agências imobiliárias que operam sozinhas, e que não ficam reféns das diretrizes de determinada marca. A liberdade destas agências confere ótimos resultados num mercado tão competitivo como o do Algarve.
No caso da Casas do Barlavento, uma agência autónoma, o acompanhamento de clientes nacionais ou internacionais, é feito com a proximidade que as agências consideradas mais pequenas, conseguem oferecer. A nossa agência opera apenas no barlavento algarvio, tendo cada mediador imobiliário o conhecimento exato das necessidades deste mercado em específico.
O sector imobiliário poderá ter sempre ferramentas tecnológicas de vanguarda, mas a tecnologia nunca conseguirá substituir a mão humana. As relações humanas geram confiança, e estes são os ingredientes vencedores para qualquer operação. Os agentes imobiliários ao angariarem uma propriedade, terão em mãos o património dos clientes, sendo este por vezes, o maior bem material que têm.
A compra ou venda de um imóvel poderá ser a maior transação da vida de uma pessoa. Quase metade do património dos portugueses está nos seus imóveis. Em 2019 representava 49% da riqueza dos portugueses. É, por essa razão, importante perceber o valor das relações humanas entre o agente imobiliário e o comprador/vendedor e a confiança implícita nessa vinculação.
Conheça uma das ferramentas que a Casas do Barlavento usa para promover o seu imóvel nas plataformas destinadas ao mercado imobiliário.
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Esta talvez seja a maior dúvida de quem deseja colocar o seu imóvel à venda: quanto deve pagar a uma agência imobiliária? Muitos acabam por nunca saber ao certo os valores e preferem aventurar-se sozinhos no mercado competitivo do imobiliário. Para não restarem dúvidas, deixamos aqui a informação que precisa e se necessitar de mais esclarecimentos, não hesite em nos contactar.
O primeiro objetivo de uma agência imobiliária é unir um vendedor a um comprador através da correta divulgação do imóvel e posteriormente na assistência ao tornar a transação legal. Para tal acontecer, deve sempre existir um contrato de mediação imobiliária entre as duas partes, ou seja, entre a agência e o vendedor/comprador. Nesse contrato devem constar os direitos e deveres de cada parte.
O valor a pagar à agência, caso o contrato seja celebrado com um vendedor, pode variar. Em Portugal existe um teto mínimo e máximo, portanto, a percentagem a pagar à agência poderá variar entre 3% a 5% sobre o valor transacionado.
Quando deve pagar esse valor? Por norma, este valor é pago no ato da escritura da casa, mas a lei portuguesa prevê um acordo devidamente apresentado no contrato imobiliário onde ambas as partes definem um intervalo para o pagamento. Para além do período de pagamento no ato da escritura, é vulgar encontrar imobiliárias que pretendam receber 50% ou 100% do valor, no momento da assinatura do contrato-promessa compra e venda.
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Com toda a certeza já ouviu algum mito sobre o imobiliário e tomou-o como garantido. Antes de realizar qualquer negócio, deve estar informado, e nada melhor do que expor todas as dúvidas ao seu agente imobiliário. Leia os mitos mais comuns sobre o imobiliário e realize a venda ou compra da sua casa sem enganos.
Os proprietários dão o seu parecer final ao preço do imóvel, mas este valor depende de outros fatores como a localização, as condições do mercado imobiliário e a dimensão do imóvel. Estes são alguns elementos que ditarão o preço da casa e claro, o proprietário terá de confirmar ou alterar esse mesmo valor. Para conseguir uma venda rápida e justa, oiça o seu agente imobiliário, ele terá o conhecimento necessário para alcançar um bom negócio.
Não conseguirá valores mais altos com a venda e talvez não consiga a venda rapidamente. Os compradores estão cada vez mais atentos aos valores praticados e se encontrarem uma casa subvalorizada, vão perceber logo ao pesquisarem outras casas, com as mesmas características e na mesma zona. O provável, é a sua casa ficar por tempo indeterminado no mercado e não há nada que afaste mais os possíveis compradores desse negócio. Quando a mesma casa aparece vezes sem conta nas redes sociais ou nas plataformas de imobiliários, os compradores presumem haver um problema com a mesma.
Associado à subvalorização das casas, está também o mito de deixar o preço um pouco mais alto para ter espaço de manobra para as negociações. Da mesma maneira que os compradores pesquisam como anteriormente mencionado, aqui acontece o mesmo. A informação está espalhada por vários locais e ninguém quer levar tempo a negociar quando há melhores negócios a acontecer.
Muito pelo contrário, se a habitação permanecer muito tempo no mercado, o provável é receber ofertas cada vez mais baixas. Este pensamento normalmente ocorre quando o seu agente imobiliário consegue uma oferta ao fim de poucos dias. Poderá pensar que ao conseguir um possível comprador em tão pouco tempo, se a casa ficar mais tempo no mercado, as ofertas irão ser maiores. É totalmente o contrário! Como já aqui dissemos, os compradores tendem a fazer perguntas sobre o estado da casa ao ver que se encontra já há algum tempo para venda.
O agente imobiliário, se agir profissionalmente, avaliará a sua casa pelo valor correto e não por aquele que deseja ouvir. Não se esqueça que o valor emocional não é igual ao valor real! Os vendedores tendem a confundir estes dois valores, mas o mercado precisa de dados concretos para sobressair. Não ignore os agentes que lhe dão valores mais baixos do que aquilo que pretende. Se se sentir mais confortável, faça a sua pesquisa, fale com algumas agências e escolha aquela que lhe apresentar um valor mais realista.
Acreditamos que consiga fazer tudo sozinho, mas sabemos que uma grande percentagem das pessoas que se lança na venda da casa sem ajuda de um profissional, vende por valores mais baixos. Se equacionar todos os serviços que lhe são oferecidos ao contratar uma agência imobiliária, verá que a percentagem da venda entregue ao agente é justa. Da Casas do Barlavento, poderá esperar por serviços úteis, que lhe facilitarão a vida:
- Uma equipa de marketing focada na venda rápida do seu imóvel;
- Agência com uma carteira de clientes vasta;
- Um agente a gerir todas as solicitações de visitas e perguntas sobre o imóvel;
- Acompanhamento das visitas à casa;
- Assistência nas burocracias e nas negociações.
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